Thursday 15 January 2009

O Deus das Moscas

"Como reagirão as crianças quando encaradas numa situação de vida ou de morte, sem a ajuda dos adultos?"

Esta deve ter sido a questão que pairou na mente de William Golding, quando iniciou esta excelente obra.
"O Deus das Moscas" é uma história de sobrevivência de um grande grupo de crianças numa ilha deserta. É uma história de aventura iniciada por um acidente de avião em que todos os adultos faleceram e só estes seres inexperientes da vida são deixadas ao acaso com o objectivo de sobreviverem.

É um livro que levantou-me muitas questões e que revelou-me muitas respostas, tudo porque de facto esses jovens lutaram pela sobrevivência, organizaram-se, uniram-se mas depressa tudo descontrolou-se... porque afinal a ambição desmedida, as más propostas, a cobardia em aceitar falsas propostas só para não se ficar isolado, não são só características do mundo adulto.

Esta obra fala também da necessidade de regras para tornar o trabalho mais eficaz e a importância de manter a estratégia correcta, apesar de impopular.
E posso dizer que esta leitura, inspirou-me uma enorme lição de vida... O desenrolar da história fala de um enorme descontrolo que foi iniciado por ignorar um pequeno pormenor com enorme importância.Pormenor esse que não vou contar-vos, claro...! Descobrem-no ! Certamente pensarão o mesmo que eu... que ceder no essencial uma vez, é ceder para sempre!

No comments: