Friday 23 January 2009

Cirque du Soleil

O Circo do Sol é mundialmente conhecido. Creio que seja raríssimo haver alguém que, pelo menos não tivesse ouvido falar do Cirque du Soleil... Fama essa, que desde há muito tempo, que deixou-me bastante curioso em descobrir este Fenómeno (pelo menos era assim que este espectáculo era adjectivado pelas pessoas que falavam dele...)

Há pouco tempo surgiu essa oportunidade. Infelizmente não foi ao vivo, mas a maravilhosa invenção do DVD simulou a minha presença física na plateia.
Todos nós recordamos as nossas idas aos circos nos nossos tempos de infância, Aquele entusiasmo difícil de conter...Posso dizer que voltei a sentir esse entusiasmo, porque reconheci o alto nível de espectacularidade deste "circo". Escrevi entre aspas queeste espectáculo não é o habitual que conhecemos do Cardinalli, o do Circo Atlas, onde ouvimos um comentador que considero inútil que passa o tempo a dizer "BRAVOOOOOOO! espectACULARRRRRR!".O Circo do Soleil é literalmente um espectáculo continuo de dança, de música, de cantos, de cor e tudo em alto nível!

Não se trata somente de malabarismos , de trapezistas ou de palhaços... O Cirque du Soleil é pura arte circense; é um extremo cuidado teatral e é também um espectáculo musical(a música é tocada em directo e os cantores são figurantes deste teatro circense -oiçam o leitor de música)).
Cada espectáculo conta uma história em que cada actuação faz parte do encadeamento narrativo.
Ou seja, tal como se lê no site oficial deles "O Cirque du Soleil começou quando um grupo de artistas de rua no Quebec (Canadá) decidiu criar uma nova maneira de exprimir a paixão do grupo pelas artes circenses. o Cirque du Soleil usou a sua paixão pela criatividade e pela inovação para redefinir a paisagem do entretenimento e maravilhar espectadores do mundo inteiro."
Neste momento já conta com cerca de 15 espectáculos realizados por todo o globo (Alegria, Varekai, Kooza, "O", e outros...).

Descubram mais no Site Oficial do Cirque du Soleil.


No comments: