Sunday 8 March 2009

São Paulo, o Homem e obra

Também publicado no Crónicas da Terra

Ultimamente eu e a baguera, temos tido boas experiências de fonte de conhecimento assistindo a algumas palestras. As duas últimas que fomos, foram mais de teor religioso : 4ª feira - Sacramentos do Perdão e Comunhão. E 5ª feira : São Paulo - Vida e Obra.Ambas palestras foram da autoria do Pd. Carlos Azevedo Mendes sj, homem que demonstrou ser um excelente orador, com bastante "à vontade" e com um sentido de humor fantástico, que resultou num serão bastante rico e de boa disposição.
Vou falar da palestra com palavras muito breves sobe o que se passou.


Acerca de São Paulo, devido ao facto deste apóstolo ser patrono dos Caminheiros (IV secção do Corpo Nacional de Escutas)sabia que foi um homem que a uma dada altura converteu-se ao Cristianismo e tornou-se um dos maiores evangelizadores da fé cristã. Confesso que tenho noção que é um conhecimento insuficiente para eu afirmar-me como seguidor do exemplo de São Paulo.
A minha companheira de viagens e de palestras assumiu uma atitude de querer alimentar a sua fome de conhecimento, muito por causa do seu agnosticismo, mas que mal tem em conhecer São Paulo ?

Devo dizer-lhes que não demos pelo tempo passar... A vida de São Paulo é de facto grandiosa e fascinante. Nada a ve com a noção que eu tinha da vida de São Paulo... Não foi só o homem que caiu cego de um cavalo, graças à luz de Deus... ou um homem que escrevia Cartas fantásticas, mas um homem de lutas, de viagens, de pulso firme e de um inteligência mordaz.

Fiquei de tal forma entusiasmo em querer descobrir mais, que comprei um livro biográfico deste apóstolo e vou partilhando vários resumos que vou criando ao longo da leitura. Entretanto posso-vos mostrar o cartaz destas conferências sobre o Apóstolo dos Gentios.

No comments: