Thursday 26 March 2009

Religião vs Ciência

Há cerca de duas semanas li um artigo da Ciência Hoje, que anunciava um colóquio para discutir (aka reflectir) a teoria Darwiana numa perspectiva cristã para celebrar o bicentenário do nascimento de Darwin.
Achei uma notícia bastante boa, porque para mim estava a ser anunciado a criação de pontes de ligação entre pólos que estiveram desde há muito tempo, completamente afastados. O que me espantou, foram os comentários de supostos cientistas, ou interessados pela ciência. Comentários de plena arrogância "Quem são eles para discutir Darwin?"; "É impressionante como é que uma revista de ciência publica uma noticia destas?!", enfim comentários cheios de fundamentalismo sem sentido.
Resolvi comentar esta situação tão despropositada.

Desde há muito tempo, que desaprovo o fundamentalismo cristão. Essa doença mental que há séculos atrás, matou milhares de "hereges", que matou centenas de descobertas cientificas só porque contrariava a Sagrada Escritura... Uma doença absurda! Ainda hoje existe um pouco desse fanatismo mas felizmente em versão "light".
Mas os comentários que li na Ciência Hoje, foram extremamente infelizes, primeiro porque dei contas que existe fundamentalismo no outro lado da barricada, e segundo pensava que os cientistas tivessem mais inteligência do que foi demonstrado naqueles textos.
A minha plena convicção em relação à Evolução das Espécies é factual, é verdadeira! Há provas ! Agora...É obra divina? Não tenho razões para recusar esta hipótese... Certo ,que é uma hipótese mais lógica do que Deus pegar em barro e criar o Homem. Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência acreditará que isto não é verdade.

Ultimamente numa forma involuntária, tenho participado em discussões e tenho lido sobre esta questão Esta discussão toda, nem sequer tem sentido existir... como é que a religião e a ciência podem colidir se não têm nada em comum? São disciplinas completamente diferentes!
Podemos dizer que a Religião trata das questões "Para quê? Porquê?" e a Ciência das questões "Como?". Ou seja, são contextos completamente diferentes!

Li uma coisa interessantíssima acerca deste assunto, "Com estes fundamentos bíblicos surgem teses opostas, nas fileiras de judeus e cristãos, entre os «criacionistas» e os «evolucionistas», a que já nos referimos. Quem tem razão? Veremos que a razão tanto está com a ciência como está com a Bíblia. Tudo depende, uma vez mais, da maneira de ler.A verdade não está no texto lido de forma literalista ou historicista, mas no significado do mesmo texto.(...) De facto, ainda hoje,(...) há milhões que fazem a literalidade do texto a verdade do mesmo. Em nomenclatura corrente são os chamados «fundamentalistas»." (Carreia das Neves, Pd Joaquim O que é a Bíblia).

Aqui está um excelente resumo do que realmente justifica esta estúpida guerra de conceitos e "verdade". Luta-se por uma única verdade quando, no fundo existe duas "verdades", uma verdade de fé e uma verdade cientifica.
Será que alguma vez vai acabar esta guerra sem fundamento ?

No comments: