Tuesday 30 August 2011

Tchim, Tchim! À nossa!

Os dias passam, e nós modificamos-nos. Dizem que "Estamos a evoluir" e que por isso, alteramos ou apuramos gostos, mudamos de estilo de penteado,passamos a ouvir um outro estilo de música... enfim uma panóplia de modificações que incutimos na nossa vida.
Para mim, trata-se fundamentalmente de descobertas,ou de exercitar os nossos gostos. Se é uma "evolução"? Não sei... Para mim que associo a Evolução a uma melhoria do nosso Ser, descarto completamente este termo...Sim, gosto mais de dizer que estou a Descobrir-me, a desbravar o meu Ser, experimentando, saboreando e explorando o meu dia-a-dia.

Agora dediquei-me a Descobrir o Vinho. Um novo tema ao qual vou começar a palmilhar. Será que este "sumo de uva" seja uma peça importante do meu mais profundo EU?


Repararam que escrevi vinho com "V" maiúsculo? Não, não tenho a tecla Shift estragada. Escrevo Vinho para distinguir todo o mundo que esta bebida emblemática faz girar.
Todos sabemos que o vinho (agora falo da bebida) pode marcar uma região. Enchemos o nosso ego quando algum "bife" diz "Oporto? It's a great wine", ou um Americano "Oporto it's a fu.... great wine!", mas para além do inchaço de ego de só ouvir falar bem de nós Portugueses, vamos ainda encher mais o ego com todo o trabalho aplicado nas colheitas...no carinho, no esforço, no suor e lágrimas que é derramado na criação de uma colheita. Isso é que enche o orgulho do tamanho do Planeta!

O Vinho é realmente um motor de um mundo. Para além da enorme industria que faz trabalhar, consegue também ofeecer um vedadeio leque turístico que não envolve só, sentar à mesa para "beber uns copos" (até porque esta expressão é bastante depreciativa quanto ao saboear o vinho...) é tamém envolvermos-nos na descoberta da região, das adegas do clim, através e trilhos dedicados ao tema, ao qual normalmente chamam de "Rotas do Vinho".

Ainda à pouco, comi mexilhão com... vinho verde, claro! Não interessa qual vinho verde...interessa que com marisco, vem sempre o vinho verde. É tradição, é uma equação matemática : marisco + vinho verde = boa refeição.

Conhecer o Vinho, envolve conhecer tradição, costumes e vivências de uma região. Quando se degusta um vinho, está a imaginar-se todo o trabalho que foi exercido para que um copo seja considerado um bilhete para a viagem do puro e gostoso lazer. Para que o gesto de levar o copo à boca seja uma aventura todas as nossas células gustativas, Para que elas funcionem para decifrar o paladar de um bom Porto, ou vinho do Dão ou mesmo um Alentejano... É uma infinidade de regiões e misturas que põem o nosso paladar como um monarca que só exige e quer do melhor.

À nossa!

No comments: