Thursday 15 November 2007

Parabéns a você!!

No dia 22 de Novembro o meu agrupamento vai fazer 20 anos. Que idade tão redonda... Pensando no que é realmente 20 anos de vida são... e tendo em conta os meus 26 anos, tornam-se impressionantes! Tantas coisas que me ocorreram há 20 anos atrás às quais não me recordo...
Fiquei encarregue de fazer um pequeno video para a nossa festa de aniversário, uma coisa mais ou menos nostalogica que nos faça recordar alguns tempos passados mas que nos empurre para o futuro, tentando imaginar os nossos sonhos como escuteiros.
Quero partihar uma sensação estranha que tive enquanto via fotos do tempo em que não pertencia ao agrupamento (sou "848ense" há 13 anos) essas fotos de imagens da fundação , do 1º acampamento.. coisas que à partida não me diriam nada, já que nem sequer participei nesses momentos fotografados contudo comecei a sentir uma sensação de orgulho como que esses momentos fizessem parte de mim como escuteiro do 848. Todas as actividades, alegrias , tristezas , empreendimentos, aventuras , desaventuras, enfim como tudo isso fosse uma especie de herança que se entrega de escuteiro para escuteiro. Herança de coração, herança de memórias.
De facto, numa associação fraterna, as memórias tornam-se um legado em que cada um de nós é responsável por preservá-las; transportá-las ao longo do tempo, transmitindo-as em geração em geração. Na verdade, isto não acontece só nos escuteiros mas em N coisas da nossa sociedade : Natal, Páscoa, 25 de Abril, 1º de Maio, Dia das Bruxas, 24 de Julho, etc que apesar de serem tradições de um determinado conjunto de pessoas, estas tradições são formadas por memórias em que algumas duram já milhares de anos.
Pois bem, no meio deste orgulho em mostrar a memória do 848 num vídeo, existe a enorme responsabilidade de conseguir transmitir este sentimento aos próximos. Espero que assim consiga...
E é bom ter recordações!

No comments: