Wednesday 4 February 2009

Autobiografia - Charles Darwin

Charles Darwin é definitivamente o homem que impulsionou a Biologia, afirmando-a como estudo da vida.
Eu confesso que tive sempre um forte interesse em saber que tipo de pessoa era Charles Darwin - a personalidade por detrás da grande obra cientifica que deixou marcas na percepção da origem da vida.
Esse desejo de descobrir o homem Charles Darwin foi dissolvido por este livro. Foi escrito nos seus últimos anos da vida sendo que o filho foi o responsável por publicar esta pequena obra.
A Autobiografia foi publicada com algumas omissões, especialmente em relação às crenças religiosas. Essas omissões foram realizadas pelo filho e pela sua mulher Emma, talvez para que a memória do senhor Darwin fosse respeitada por os evolucionistas e pelos não-evolucionistas.

Darwin quis escrever esta autobiografia somente para a sua família, queria deixar uma memória aos seus filhos e netos, contudo a família Darwin decidiu publicar esta obra de 133 páginas.
Devido a este objectivo tão sentimental, Darwin demonstra-se ser uma pessoa modesta e afável; uma pessoa altamente empreendedora, sempre procurando descobrir mais sobre todos os seres vivos.
Este livro, não é propriamente uma história ordenada cronologicamente... mas sim organizado por temas e principais eventos da longa vida de Charles Darwin. Temos "Crenças Religiosas"; "Meu casamento", "Viagem do Beagle", etc.
Baseado no tema do capitulo, Darwin relata eventos e histórias passadas (apesar de muitas das vezes, admitir que não se lembrava com exactidão de datas e nomes).
Como uma última palavra, quero dizer que Darwin foi de facto um grande homem da Ciência, que correu mundo tentando obcecadamente descobrir a resposta do porquê de haver tanta espécie animal neste mundo. E acreditando ou não nesta teoria evolucionista, é certo ela marcou e abalou a ciência vs religião, juntando este homem a Galileu


No comments: